Confira Tudo Sobre o Primeiro Dia de Provas do ENEM 2018

No último dia 04 de Novembro foi realizado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM 2018. Neste artigo, confira tudo o que aconteceu durante a realização da prova, que foi aplicada em todo o país.

ENEM 2018


Primeiramente, com o conflito entre o horário de verão, que entrou em funcionamento no mesmo dia, esperava-se que o número de atrasados fosse ser potencializado. No entanto, o índice de ausentes foi o menor dos últimos anos, o que indica que os concorrentes estão mais preparados e cautelosos.

Em relação a fraudes, cerca de 71 alunos foram eliminados em todo o país, além do número de ausentes, que chegou a quase 25% dos inscritos. Estes ausentes, ainda que compareçam na semana seguinte, não poderão ter suas notas contabilizadas no SISU por ficarem sem avaliação nas provas da primeira semana.

Como em todo ano, em 2018 surgiram as fake news indicando o cancelamento prematuro do ENEM. No entanto, rapidamente o INEP se manifestou, esclarecendo que as notícias eram falsas e que as provas ocorreriam normalmente no dia 04 de Novembro.



Com o tema de redação “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, a redação apresentou um tema atual e que faz parte do cotidiano de todos os brasileiros que estão imersos no contexto das redes sociais. Explorando a questão dos algoritmos, o tema poderia induzir o aluno a argumentar sobre as fake news, também um tema recorrente no contexto nacional, mas que fugia do esperado na redação.

De maneira geral, o primeiro dia de provas ocorreu dentro do esperado para o Ministério da Educação e para o INEP, que agora estão focados em repetir o sucesso no segundo dia de provas, que ocorrerá neste domingo, dia 11 de Novembro.

Comentarios

Entradas populares de este blog

Por que o Espanhol Tem se Tornado uma Língua Tão Importante Para o Mercado?

Você gosta de Cozinhar? Quer aprender com os melhores?